Tema

Anualmente, os bolsistas e futuros bolsistas participantes do Koshukai (curso preparatório para futuros bolsistas e estagiários no Japão) são incumbidos de duas grandes tarefas durante o curso: escolher uma frase e criar um mascote que represente todo o grupo. Os bolsistas desse ano (B2017), escolheram o próverbio japônes “Nanakorobi Yaoki 七転び八起き“. Não importa quantas vezes você é derrubado, você se levanta de novo. Mesmo se você cair mil vezes, você se levantará e ficará de pé novamente. “Nana korobi oki ya”.

Se cair sete vezes, levante oito“. (tradução livre).

Acredito que essa frase define o caráter do “povo japonês”, basta que tenhamos garra e perseverança, nós conseguiremos alcançar tudo que almejemos, não importando quão grande seja o obstáculo que tenhamos que superar. Dizem que só quando um país vive uma crise que se pode conhecer o verdadeiro caráter do seu povo e o Japão já teve a chance de mostrar isso diversas vezes.

Nós, bolsistas do B2017, esperamos lembrar o sentimento expresso neste provérbio quando os tempos são escuros. Não existem soluções rápidas na vida. É necessário em qualquer circunstância, muita luta e perseverança. O sucesso não precisa acontecer de uma hora para outra. O mais importante é darmos o melhor de si, incorporando o espírito Gamabaru” e sermos persistentes naquilo que desejamos.

Para a escolha do mascote a Comissão de Artes criou cerca de 20 ilustrações, dentre elas foram escolhidas 6, que foram para a votação do grupo de bolsistas. A curiosidade é que todos os desenhos possuíam o detalhe de uma caneta e das frutas abacaxi e maçã. A razão disso é que o Koshukai de 2017 adotou como tema, uma música que está fazendo muito sucesso no Japão e no mundo chamada: “Pen Pineapple Apple Pen” do humorista japonês Kazuhito Kosaka, também conhecido como “Piko Taro”.

Ao final do processo, o mascote eleito foi a onça, que é um dos animais mais representativos do Brasil, sua estampa é usada no cachecol de “Piko Taro” em seu clipe. E o mascote veste uma camiseta confeccionada por um dos grupos de bolsistas em uma dinâmica externa realizada em Atibaia. Por último, segura uma folha representando um guarda-chuva, porque choveu muito durante as atividades realizadas no interior paulista.

O mascote foi escolhido carregando um sorriso alegre no rosto, assim como nos outros anos, porque simboliza a alegria, a jovialidade e a união do grupo de bolsistas, sentimento herdado dos nossos senpais (veteranos bolsistas).Ele representa uma das características mais marcantes da ASEBEX: um grupo unido, alegre e que irá aprender e aproveitar ao máximo sua estadia na Terra do Sol Nascente, mas sem jamais esquecer os outros membros do grupo e suas raízes.

 

 

 

Agradecimento sobre explicação do proverbio ao site “Japão em foco”