Festival de Verão 2017

O Natsu Matsuri (夏 祭り) traduzido como festival (祭 – matsuri) de verão (夏 – natsu) é um evento organizado nesta estação do ano em diversas regiões do Japão como: templos, beiras de rios, parques, santuários, ruas e até shopping centers, sendo muito popular pelas comidas típicas, apresentações de dança e músicas tradicionais.

Os festivais foram realizados pela primeira vez no período de agosto (Obon – お盆) como forma de homenagear os ancestrais. No Período Edo, ele se tornou uma festa popular com o intuito de aliviar a fadiga do verão. Atualmente, há alguns festivais que surgiram como projetos para o desenvolvimento econômico, como no caso dos festivais realizados em shopping centers e outras áreas comerciais.

Nos festivais de verão é comum o uso do “kimono de verão japonês” (浴 衣 – yukata) que pode ser usado tanto por mulheres, crianças ou homens. Nesta época também são muito tradicionais os festivais de fogos de artifícios (手 筒 花 火 – tezutsu hanabi) onde pessoas experientes seguram grandes tubos de bambu cheios de pólvora preta em seus braços enquanto as chamas jorram para o céu.

No dia 19 de março de 2017 acontecerá o tradicional Natsu Matsuri (Festival de Verão) na Associação Achi do Brasil, na Rua Santa Luzia, 74 – Liberdade das 11 horas até às 17 horas.

O evento é anualmente organizado pela ASEBEX (Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão) e pelos bolsistas e estagiários brasileiros que estarão embarcando para o Japão. Aberto para todo o público em geral, conta com uma média de 1.000 visitantes que poderão apreciar e se divertir com as mais diversas atrações, sorteios, bingo e deliciosas comidas típicas japonesas e brasileiras, trazendo um pouquinho do que há de melhor dos festivais japoneses nesta estação.